quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O Relatório de Estágio deverá ser estruturado na ordem abaixo descrita:
Parte I ou Parte Introdutória
Capa;
Folha de Rosto;
Folha de Dedicatória;
Folha de Agradecimentos;
Epígrafe;
Folha de Sumário.
Parte II ou Desenvolvimento do Relatório
Introdução;
Desenvolvimento (estágio de observação, participação e regência);
Considerações Finais.
Parte III ou Parte Referencial
Referências
Apêndices e Anexos;
A divisão aqui adotada serve para simplificar a exposição metodológica das páginas que integram o relatório. O aluno não deve citar tal divisão no seu trabalho final.
Modelo das páginas
É importante que o aluno use as margens e os espaçamentos orientados para a redação final do trabalho. A seguir estão os exemplos das diversas páginas que compõem o relatório.
Parte I ou Parte Introdutória
Capa
3cm
MARIA DOS SANTOS
(Letra tamanho 16)
3cm
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
(Letra tamanho 18)
USJT – SP
2006
(Letra tamanho 14)
2cm
2cm
Folha de Rosto
3cm
MARIA DOS SANTOS
(Letra tamanho 16)
3cm
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
(Letra tamanho 18)
USJT – SP
2006
(Letra tamanho 14)
2cm
Relatório de Estágio Supervisionado
do curso de Formação de Professores
(Ciências Físicas e Biológicas)
apresentado à Universidade São Judas
Tadeu, sob a orientação da Professora
Dinéia Hypolitto. (Letra tamanho 12)
2cm
Folha de Dedicatória
O aluno utiliza essa página para homenagear pessoas queridas na sua vida.
3cm
3cm
2cm
2cm
Dedico este trabalho aos
meus pais, pela paciência,
confiança e apoio. (Letra tamanho 12)
Folha de Agradecimentos
3cm
3cm
2cm
2cm
À professora Dinéia Hypolitto, pelo
profissionalismo e orientação.
À diretora da E.E. .”.....”, pela
permissão de estagiar nesta escola.
E a todas as pessoas que direta ou
indiretamente colaboraram para a
realização deste trabalho. (Letra tamanho 12)
Agradecimentos
Epígrafe
Obs.: Preferencialmente em relação à área educacional.
3cm
3cm 2cm
2cm
É o risco que define a função
docente: será que fiz tudo para
fazer dos meus alunos os
homens que eu desejaria que
eles fossem?
Georges Snyders (Letra tamanho 12)
Folha de Sumário
Compreende a indicação dos assuntos de acordo com a numeração das páginas. É colocado no início do trabalho, mas é o último a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introdução até apêndices. Sua localização é após a folha que consta a epígrafe.
INTRODUÇÃO...............................................................................................7
I – ENSINO FUNDAMENTAL / MÉDIO.........................................................8
1. Estágio de Observação ..........................................................................8
A Ludicidade no processo de ensino aprendizagem.....................................8
2. Estágio de Participação .......................................................................15
3. Estágio de Regência .............................................................................18
II – CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................20
III – REFERÊNCIAS ....................................................................................22
IV – APÊNDICES ........................................................................................23
- Ficha de Identificação e Caracterização da Escola Estadual Amadeu Amaral....24
- Plano de Aula – Ensino Fundamental II ....................................................26
- Plano de Aula – Ensino Médio ..................................................................27
V – ANEXOS (se houver) ............................................................................28
Parte II ou Desenvolvimento do Relatório
Introdução – anunciar, delimitar, situar, esclarecer os objetivos, justificar.
Procedimentos metodológicos. É a primeira parte do texto do trabalho, porém é a última parte a ser redigida. Na introdução apresenta-se uma visão global do
trabalho. Deverá ter como características principais a brevidade, a segurança e a modéstia.
Desenvolvimento – é o corpo do trabalho. Relato de todas as atividades
realizadas. A exposição do assunto deverá ser feita com apoio na bibliografia
indicada pelo professor. É o momento para argumentar, discutir e demonstrar.
Considerações finais – é o resumo dos argumentos. Não admite idéias ou fatos novos. As considerações finais devem ser breves e claras, apenas retomando o que já foi explicitado na introdução e no desenvolvimento.
Parte III ou Parte Referencial
Referências – é indispensável obedecer às normas da ABNT. Incluir todos os
autores que foram utilizados durante a produção do artigo. Organizar por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores.
Apêndices – são necessários para complementar a exposição. São documentos redigidos pelo próprio autor do trabalho: questionários, listas, planos de aula, figuras, ilustrações, ficha de identificação e caracterização da escola, etc.
Anexos – (se houver) são documentos que complementam o trabalho,
justificando um raciocínio, mas, não são elaborados pelo próprio autor. Os
recortes de revistas e jornais, leis, decretos, cartazes e folhetos são
apresentados nos anexos.
SUGESTÕES PARA REDAÇÃO
Não há, neste trabalho, espaço para discutir técnicas de redação, até porque
acredita-se que o autor de um escrito científico domina suficientemente o idioma que utiliza para transmitir seus conhecimentos. Não se trata de abordar regras gramaticais, de ortografia ou acentuação. Não se trata de abordar regras gramaticais, de ortografia ou acentuação; vale, porém, a tentativa de sugerir algumas normas e procedimentos relativos à linguagem científica.
Na redação dos trabalhos científicos, deve-se empregar linguagem objetiva,
denotativa, isto é, cada palavra deve apresentar seu sentido próprio, referencial, sem dar margem a outras interpretações ou ambigüidades. A própria natureza do trabalho científico é que determina a objetividade como requisito básico da redação. A linguagem cientifica é fundamentalmente informativa, técnica, racional; portanto, prescinde de torneiros literários, figuras de retórica, frases de efeito ou vocabulários gongórico. Os termos técnicos e expressões estrangeiras, inclusive citações em Latim, só devem ser empregados quando indispensáveis. Aconselha-se o uso de frases curtas e claras, na ordem direta, com vocabulário adequado. Os períodos compostos por subordinação não devem ser muito longos, limitando-se a duas ou no
Maximo três orações subordinadas à principal. A impessoalidade contribui grandemente para a objetividade dos trabalhos científicos. O emprego do pronome impessoal se é o mais adequado para manter a objetividade: “procedeu-se ao levantamento”; “buscou-se tal coisa”; “realizou-se ...”
etc. Outro recurso que contribui para a objetividade na redação consiste em usar verbos nas formas impessoais ou que tendem para a impessoalidade: “tal
informação foi obtida”; “o procedimento adotado” etc. Expressões como “o meu
trabalho”; “eu ‘acho’”; “eu penso”; “na minha opinião” etc., devem ser evitadas, por apresentarem conotação de subjetividade, inerente à linguagem expressa na primeira pessoa. Usa-se, de preferência “este trabalho”; “no presente trabalho” etc. O emprego da primeira pessoa do plural (nós), chamado plural de modéstia ou plural majestático, é desaconselhado. Além de soar meio antiquado, dificulta sobremaneira a concordância. Os procedimentos aqui referidos criam certo distanciamento da pessoa do autor, colaborando para a impessoalidade, que favorece a objetividade. Contudo, é preciso prestar muita atenção para não misturar formas pronominais, isto é, empregar o se impessoal em uma frase ou parágrafo e o “eu” ou “nós” ou as formas verbais correspondentes a estes pronomes em outros parágrafos. Recomenda-se muito cuidado ao empregar os pronomes relativos: o qual, os quais em lugar do que; onde, advérbio de lugar, emprega-se apenas para o lugar no qual; mesmo e flexões (mesmos, mesma, mesmas) não devem substituir o pronome pessoal. O Dicionário Aurélio (Ferreira, 1986: 1134-1124) aconselha: “Parece conveniente evitar o emprego de o mesmo com outra significação que não seja essa, como equivalente do pronome ele, ou o etc.” Na obra Normas para publicações da UNESP (v.3, p,11-13) encontram-se algumas sugestões sobre o estilo de trabalhos científicos:
Expressões que demandam atenção
a meu ver – e não ao meu ver
a ponto de – e não ao ponto de
de modo (maneira, sorte) que – e não a
em termos de – modismo; evitar
em vez de = em lugar de
ao invés de = ao contrario de
enquanto que - que é redundância
entre um e outro – “entre” exige a conjunção “e”, e não “a”
ir de encontro a = chocar-se com
ir ao encontro de = concordar com
o(a,s) mesmos (a,s) – uso condenável para substituir pronomes
se não, senão – quando se pode substituir por “caso não”, separado; quando não se
pode, junto
todo mundo = todos
todo o mundo = o mundo inteiro
este e isto = referência próxima do falante (a lugar, a tempo presente; a futuro próximo; ao anunciar e a que se está tratando)
esse e isso = referência longe do falante e perto do ouvinte (tempo futuro, desejo de
distancia; tempo passado próximo do presente, ou distante ao já mencionado e a
ênfase).
Expressões condenáveis Opções
a nível de, ao nível
em nível, no nível
face a, frente a
ante, diante de, em face de, em vista
onde (quando não exprime lugar)
em que, na qual, nas quais, no qual nos
quais (medidas) visando...
(medidas) destinadas a
sob um ponto de vista
de um ponto de vista
sob um prisma
por (ou através de) um prisma
como sendo
suprimir a expressão
em função de
em virtude de, por causa de, em conseqüência de, por, em razão de
Expressões não recomendáveis Opções
a partir de (a não ser com valor temporal) com base em, tomando-se por base, valendo-se de... através de (para exprimir ‘meio’ ou ‘instrumento’) por, mediante, por meio de, por intermédio de, segundo... devido a em razão de, em virtude, graças a,por causa de dito citado, mencionado enquanto ao passo que fazer com que compelir, constranger, fazer que, forçar, levar a inclusive (a não ser quando significa ‘incluindo-se’) até, ainda, igualmente, mesmo, também
no sentido de, com vistas a • a fim de, para, com o fito (ou objetivo, o intuito) de, com a finalidade de, tendo em vista
pois (no inicio da oração)
já que, porque, uma vez que, visto que
principalmente
especialmente, mormente, notadamente, sobretudo, em
especial, em particular sendo que e
ELABORAÇÃO DE TRABALHO A NÍVEL CIENTÍFICO
1. Decisório ou de identificação temática
Planejar a Pesquisa
_ Escolha do assunto
_ Seleção de um tema
_ Identificação de um problema ou criação de uma questão referente ao tema
definido
_ Sugestão de possível resposta à questão probléma; elaboração de
hipótese (enfoque a ser defendido)
_ Elaboração de plano provisório
2. Operacional
Executar a pesquisa: coletar informações estruturar a redação
_ Seleção da bibliografia
_ Leitura de documentação
_ Disposição das fichas de documentação em ordem alfabética-temática
_ Construção orgânica e inteligente das idéias, segundo o plano provisório,
aperfeiçoando-o se for o caso
3. Redacional e comunicativo Apresentar os resultados da pesquisa
_ Redação preliminar
_ Redação definitiva dos
resultados e conclusoes
RECOMENDAÇÕES FINAIS
O relatório deverá ser claro, coerente e mostrar a capacidade do aluno em
reunir dados pesquisados e estudados.
Além de seguir as instruções aqui contidas, deverá ser consultado o livro de
Metodologia Científica, referenciado na bibliografia básica do curso.
Sugestões para a redação:
Desenvolvimento do tema proposto, fundamentação lógica do trabalho, com
argumentação coerente e encadeamento lógico de idéias;
Discussão, onde o ponto de vista do autor deve ser claramente comunicado;
Fazer um plano de trabalho (o que deve ser apresentado em cada seção);
Escrever de maneira impessoal, utilizando a terceira pessoa do singular ou a
primeira do plural;
Evitar o estilo empolado, usando a palavra mais simples;
Escrever com substantivos e verbos, usando adjetivos somente quando forem
necessários;
Usar frases curtas, sendo simples e direto;
Observar os tempos de verbo;
Observar a pontuação;
Ler e reler o que escreveu. Reescrever se necessário. Reescrever todo texto
dúbio;
Os períodos compostos por subordinação não devem ser muito longos,
limitando-se a duas ou no máximo três orações subordinadas à principal;
Expressões como “o meu trabalho”, “eu penso”, “na minha opinião”, etc.
devem ser evitadas, por apresentarem a conotação de subjetividade inerente
à linguagem expressa na primeira pessoa. Usa-se, de preferência, “o
presente trabalho”, “neste trabalho”, etc.
No que se refere às citações é não exagerar, nem no tamanho, nem no
número. Um trabalho com muitas citações dará a impressão de “colcha de
retalhos”. As finalidades das citações são: exemplificar, esclarecer, confirmar
ou documentar a interpretação de idéias contidas no texto. Somente “citar”
dentro da linha ideológica do desenvolvimento da exposição. A indicação da
fonte é obrigatória: autor, o ano da publicação da obra e número da página de
onde foi retirado o texto transcrito. São elementos que deverão ser anotados,
segundo as normas da ABNT;
Não utilizar termos de gíria ou palavras deselegantes;
A modéstia e a cortesia são duas qualidades da redação do trabalho
científico. Quando se trata de discordar de um autor, de uma idéia ou de uma
opinião, a crítica deve ser feita com muita diplomacia.
Formas de apresentação do relatório
Aqui serão descritos os formatos, fontes e papéis a serem utilizados no relatório de estágio, de acordo com a NBR 14.274 – ABNT.
Papel
O relatório deve ser apresentado em papel branco formato A4 (21,0 cm x 29,7
cm), digitados ou datilografados no anverso da folha, exceto a folha de rosto.
Fonte
Deve ser utilizada fonte Arial. Recomenda-se, para digitação, a utilização de
fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé.
Digitação de texto
O texto não deve ser centralizado, e sim, justificado, com espaçamento de 1,5
entre linhas. Os títulos devem ser separados do texto que os precede ou os sucede, por uma entrelinha dupla.
As citações longas, as notas, as referências e o resumo em vernáculo devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.
Antes dos títulos dos capítulos devem ter três espaços duplos. Os títulos das
seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).
Notas de rodapé
As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando
separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.
No texto, deve haver uma numeração que corresponderá à nota de rodapé, que deve também ser numerada. É preciso garantir que a nota de rodapé esteja (ou pelo menos inicie) na mesma página em que ela é indicada no texto.
Paginação
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas
seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as duas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
Numeração progressiva
Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a
numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme NBR 6023.
Citações no texto
As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas com indicação da(s) página(s) e referência à fonte. Devem vir incorporadas ao parágrafo.
As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com
recuo de 4 cm da margem esquerda, em itálico, letra tamanho 10, sem aspas duplas e terminando sem recuo na margem direita. Recomenda-se deixar apenas um espaço simples entre as linhas da citação.
Referências
Os padrões apresentados no trabalho monográfico deverão basear-se na NBR
6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As referências constituem uma lista ordenada dos documentos citados pelo autor no texto.
Normas para citação – NBR 10.520
APÊNDICES
Ficha de Identificação e Caracterização da Escola
1. Nome da Escola:
2. Endereço:
Bairro: Tel.: Cidade:
3. Entidade Mantenedora:
[ ] Pública [ ] Estadual [ ] Municipal [ ] Particular
4. Repartição a que se subordina: Diretoria _________________________
5. Quanto aos cursos mantidos:
[ ] Ens. Fundamental [ ] Ensino Médio [ ] Ens. Fund. E Médio
[ ] Ens. Fund. – Educ. Infantil
6. Zona de Localização
[ ] Residencial [ ] Industrial [ ] Comercial [ ] Mista
7. Horário dos turnos
Manhã: Tarde: Noturno:
8. Diretor:
Vice-Diretor:
9. Número de classes e alunos:
Nº de Classes Nº de Alunos
Ensino 5ª 6ª 7ª 8ª Total 5ª 6ª 7ª 8ª Total
Fund. Ensino 1ª 2ª 3ª - 1ª 2ª 3ª -Médio
10. Funcionamento de:
a. Classes especiais Sim [ ] Não [ ]
b. Classes de ensino médio Sim [ ] Não [ ]
Em caso afirmativo especificar as habilitações profissionais oferecidas.
11. Dependências para serviços técnicos:
[ ] Orientação educacional [ ] Sala de Professores
[ ] Coordenação Pedagógica [ ] Sala para Reuniões
[ ] Bibliografia [ ] Salão de Festas
[ ] Laboratório [ ] Outras: ______________________
12. A sala de aula é:
Bem Iluminada? [ ] Sim [ ] Não Bem arejada? [ ] Sim [ ] Não
Pintada de claro? [ ] Sim [ ] Não Tem plantas? [ ] Sim [ ] Não
13. Há cartazes? [ ] Sim [ ] Não
Envolvendo quais assuntos?
14. Os alunos estão distribuídos:
[ ] em grupos [ ] em fileiras [ ] em carteiras individuais
[ ] numa mesa grande [ ] em círculo
15. Projetos específicos da escola [ ] Sim [ ] Não
Em caso afirmativo especificar:
OBS.: Consultar o Plano de Gestão para Caracterização da Escola
Plano de Aula
Escola:
Disciplina: Curso:
Série: Data: / /
Professor(a) / Estagiário(a) :
Número de horas/aula:
Objetivo:
_ Consultar o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)
Conteúdo Programático
_ Tema da Aula
Procedimento de Ensino:
_ Seminário
_ Aula Expositiva
_ Trabalho em Grupo
_ Leitura e Interpretação de Textos, etc.
Recursos / materiais didáticos: (indicar os recurso que serão utilizados)
_ Quadro negro, giz
_ Retroprojetor
_ Cartazes
_ Flanelógrafo, etc
Avaliação: (indicar como avaliará o alcance dos objetivos)
_ Prova objetiva
_ Teste
_ Prova dissertativa
_ Avaliação em grupo, etc.

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