segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Relatorio

Comunicação Empresarial


No primeiro modulo ministrado pela professora Graça os pontos iniciais foram a língua portuguesa e suas comunicações. Foram esclarecidos temas como linguagem, fala e discurso. A língua padrão, que é usada nas escolas, em livros etc.; a língua coloquial, que falamos e não exige muitas regras; a língua, que usada por determinada região; e a variação lingüística, que é a diversidade de cada região, sexo, profissão e etc.
Vemos também coesão textual, o que da sentido aos elementos que são responsáveis pela interpretação de um texto, ela se divide em Anáfora, onde o pronome aparece depois do substantivo. E Catáfora, onde primeiro vemos o pronome e depois seu sinônimo. Esses também são divididos em: Pronominação, Elipse e Substituição vocabular, que se divide em Sinônimo, Hiperônimo, Hipônimo e Antonomásia.
Já na coesão seqüencial vemos: Causalidade, conformidade, finalidade, temporalidade, conclusão, comparação, disjunção, adição, condicionalidade e oposição. E ainda nesse modulo, a coerência textual e metas-regras da coerência. Metas regras da coerência se dividem em: meta-regra da repetição (recuperação de termos já presentes no texto), meta-regra da progressão (renovação do suporte semântico), meta-regra da não-contradição (um texto coerente não pode contradizer o que disse antes ou o que ficou pressuposto) e meta-regra de relação (VERROSSIMILHANÇA, o texto deve está de acordo com coisas possíveis, coisas do mundo real).
Fizemos ainda algumas atividades em cima desses assuntos e interpretações de textos, até com visitas a biblioteca. Todos as atividades e estudos foram feitos em grupos o que nos ensina a ter cooperativismo, viver em comunidade, e rever valore e a ter respeito com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário